carregando...

perfume estraga ou não estraga?

Por Monica Rossetto

O perfume tem validade?

Eu posso usar um perfume vencido?  Perfume estraga ou perfume não estraga? Como conservar o meu perfume? Mas porque o perfume vence?

Tema sensível para os colecionadores de perfumes ou para quem guarda a sete chaves seu perfume descontinuado, seu perfume favorito, como se fosse uma jóia.

Todo perfume tem uma data de validade dada pelo o fabricante. Esse é o tempo que o fabricante garante que o produto não apresentará alterações. É o tempo de prateleira ou “SHELF LIFE”  ou  VIDA NA PRATELEIRA , significa o tempo que o produto pode ficar armazenado, sem que tenha suas características sensoriais como textura e cheiro modificadas. Durante esse período seu uso é seguro desde que conservado longe da luz e calor.

Vale para alimentos, remédios, produtos de limpeza, maquiagem, produtos cosméticos eteceteras… e perfume.

Mas com o perfume é um pouco diferente… usar perfume vencido faz mal? será? Passou o tempo de validade, o perfume estraga?

O perfume não “estraga”. O perfume oxida. O perfume envelhece e acreditem que “envelhecer” não necessariamente inutiliza um perfume.  Vinhos envelhecem e dependendo que como o vinho é estocado e da qualidade do vinho ele melhora com o tempo. Já alimentos apodrecem, medicamentos perdem a eficácia (não use antibióticos vencidos!), maquiagem seca, cremes escurecem e podemos ver alteração de cor, aparência (as vezes até se separa em duas fases)

Teste de sensibilidade de perfume vencido:  só para certificar que não vai irritar a sua pele você pode passar um pouquinho na dobra do antebraço e observar.

O perfume é sensível à ação do tempo mas você pode conservar o perfume mantendo em boas condições de armazenagem: em um lugar fresco e longe da luz, dentro da caixa original e muito bem tampada. Se estiver lacrado é ainda mais seguro, o oxigênio contido no frasco oxida o perfume.

Sabia que algumas famílias  são mais resistentes ao efeito da oxidação que outras?

Notas mais frescas como os cítricos, florais frescos resistem MENOS as famílias orientais, ambaradas, amadeiradas, fougère e os florais mais pesados.

Onde posso guardar meus frascos de perfume? No fundo de um armário ou na caixa em uma geladeira ou sala fria que é onde as Casas de Fragrâncias guardam suas referências. Lá, o perfume é retirado do frasco original e transferido para um frasco de cor ambar, cheio e bem fechado. Os lindos frascos ficam a exposição, vazios, como referência de estilo e design.

Se quiser saber, eu te convido a acessar o link:

 

Compartilhe

Leia mais

  • 14 de fevereiro de 2022
    sésamo ou gergelim é uma nota olfativa tostada e saborosa! O fruto da Sesamum indicum ou Gergelim, se parece com uma vagem que quando amadurece,   se abre com um estalido:...

    Saiba mais

  • 1 de fevereiro de 2022
    Você sabe mesmo o que é Bergamota e porquê ela é a tal? A Bergamota é uma fruta cítrica originária da Região da CALÁBRIA, onde é chamada de OURO VERDE....

    Saiba mais

  • 26 de janeiro de 2022
    uma nota com cheiro de mar  A primeira vez que fui à praia de Itapuã, na Bahia,  pisei na areia cantarolando o famoso samba canção. Antes que eu visse o...

    Saiba mais

  • 9 de agosto de 2021
      Na música a HARMONIA indica a concordância ou combinação de vários sons simultâneos ou de acordes que são agradáveis ao ouvido. A HARMONIA é essencial para o estudo da composição...

    Saiba mais

  • 28 de julho de 2021
    O treinamento de um perfumista ou de um avaliador, começa apurando o olfato. Cheirando todos os dias e quase o dia todo. Quanto mais você cheira mais afiado fica o...

    Saiba mais

  • 10 de julho de 2021
    e o que tem em sua essência que o torna atemporal para diversas gerações? Chanel criou um estilo, sua moda moderna e elegante evitava os excessos e traduzia o pensamento...

    Saiba mais

Veja mais artigos

top