sobre Monica Rossetto

Sou uma compositora de perfumes…

comecei meu aprendizado memorizando parte dos 2500/3000 cheiros que usamos para criar perfumes, trabalhando como assistente de um perfumista na Symrise (Dragoco) enquanto preparava suas formulas, cheirando cada ingrediente antes de pesar.

Em 1982 como perfumista aprendiz comecei a fazer acordes e composições  sob a batuta de um mestre Perfumista: Plínio Ramalho.    E foi neste mesmo ano que ingressei na Faculdade de Farmácia e Bioquímica. Meu primeiro exercício foi  estudar e recriar um acorde jasmim que continha 6 ingredientes sintéticos. Cheirava o acorde, cada uma das notas olfativas (os ingredientes) e formulava, e  depois de 3 semanas e 89 ensaios cheguei a algo próximo ao acorde original.

Em 1995  fui convidada a fazer parte do time de criadores da Givaudan como perfumista sênior. Participei de projetos globais trabalhando em diferentes regiões com os times locais e aprendendo sobre as preferências de cada cultura para criar perfumes que os encantassem.

Mudei minha trajetória em 2008, fui estudar artes cênicas e comecei a dar aulas de perfumaria na Faculdade Santa Marcelina  e Cinquième Sens/Paralela onde aprendi com meus alunos a ensinar e me tornei Professora.

No início do ano passado vi na rua um cartaz que dizia “compartilhar conhecimento é fomentar revoluções”. E veio o mês de março, a pandemia e tudo o mais que me lembrei do cartaz e decidi – digamos – “responder ao chamado”. E é com muito prazer que venho compartilhar esse conhecimento sobre perfumaria com vocês.

Espero que apreciem, obrigada.

Artigos

  • 26 de novembro de 2021
    O perfume tem validade? Eu posso usar um perfume vencido?  Perfume estraga ou perfume não estraga? Como conservar o meu perfume? Mas porque o perfume vence? Tema sensível para os...

    Saiba mais

  • 9 de agosto de 2021
      Na música a HARMONIA indica a concordância ou combinação de vários sons simultâneos ou de acordes que são agradáveis ao ouvido. A HARMONIA é essencial para o estudo da composição...

    Saiba mais

  • 28 de julho de 2021
    O treinamento de um perfumista ou de um avaliador, começa apurando o olfato. Cheirando todos os dias e quase o dia todo. Quanto mais você cheira mais afiado fica o...

    Saiba mais

Veja mais artigos

Cadastre seu e-mail na minha lista
Enviarei novidades e informações exclusivas

    Saiba mais