CHANEL 5 faz 100 anos
e o que tem em sua essência que o torna atemporal para diversas gerações?
Chanel criou um estilo, sua moda moderna e elegante evitava os excessos e traduzia o pensamento da mulher autônoma e livre do séc. XX.
“Luxo é conforto” dizia e criou a bolsa com alça liberando as mãos das mulheres, propôs saias mais curtas e roupas com Jersey, “para cruzar as pernas e os braços”.
Para celebrar essa nova mulher pede ao perfumista Ernest Beaux “um floral reinventado, um perfume artificial como um vestido”.
No fim do séc. 19 as mulheres ainda usavam espartilhos, não tinham muitos direitos sociais e eram vistas como bibelôs e tratadas como crianças. As moças de família usam fragrâncias florais com cheiro de rosas e violetas. As moças menos sérias, as que não eram “para casar” perfumes com notas de flores pesadas, intensas como jasmim e almiscar.
Coco Chanel lança em 1921 sua primeira fragrância: o frasco geométrico simples com etiqueta branca onde se lê CHANEL N.5 PARIS em letras pretas.
Sofisticado, moderno e simples, atemporal como seu clássico e bem cortado “vestidinho preto”
Marilin Monroe imortalizou o perfume francês quando, em uma entrevista, lhe perguntaram o que usava para dormir e a atriz e musa americana respondeu “apenas duas gotinhas de Chanel N.o 5”
CHANEL 5 não é apenas um perfume. É um objeto de desejo, um ícone cultural que representa a excelência, a Arte e a História e o “savoir-vivre” (ou o modo de viver ) parisiense
CHANEL 5 foi o primeiro perfume que combinou flores intensas e aldeídos. Levou os florais para uma outra dimensão, uma outra percepção e criou uma nova família olfativa: os florais aldeídicos
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