harmonia em um perfume
Na música a HARMONIA indica a concordância ou combinação de vários sons simultâneos ou de acordes que são agradáveis ao ouvido.
A HARMONIA é essencial para o estudo da composição e a arte de compor notas que são percebidas simultaneamente, compondo acordes.
Na perfumaria é a mesma coisa, dizemos que um perfume é “harmônico”, “redondo” ou “equilibrado” quando nenhuma nota está em desarmonia.
Notas formam acordes olfativos que evoluem com o tempo. A evolução dos acordes ou facetas que compõem a fragrância são representados por uma pirâmide geralmente e separados em 3 fases.
Cada nota olfativa possui um tempo de duração e um caracter especifico ( falo da volatilidade e do cheiro de cada uma) e são classificadas de acordo com essa característica:
AS NOTAS DE TOPO OU NOTAS DE SAIDA: São as mais voláteis e desaparecem rápido – essas usamos para dar impacto.
NOTAS DE CORPO: Tem NOTAS OLFATIVAS mais duradouras e com uma volatilidade mediana. São as notas que geralmente constroem o coração da fragrância e determinam o caracter.
NOTAS DE FUNDO: NOTAS OLFATIVAS que evaporam lentamente e duram muito tempo, chamadas também de notas de base estão associadas à fixação do perfume
E como essas notas evoluem?
Essas fases não se apresentam em partes e nem são percebidas separadas, não “saem”do frasco em grupos – como alas de uma Escola de Samba na Marquês de Sapucaí:
Primeiro a notas de topo! (abrindo o desfile)
agora as NOTAS DE CORPO! (olha o coração aí gente!)
e lá vem as NOTAS DE FUNDO (encerrando o desfile)
As notas vão se sobrepondo: as notas de topo mais leves vão cedendo lugar as notas de corpo de forma imperceptível e o mesmo acontece com as notas de fundo (que as vezes percebemos no topo de pendendo da arquitetura do perfume).
Mas assim como nos desfiles em um perfume temos HARMONIA, EVOLUÇÃO.
Perfume é música..
https://www.youtube.com/playlist?list=PL27vs7fYUicqik_FWB9ar4oaXyZZ6zieD