UMA PERFUMISTA
Para se tornar um perfumista…
é preciso ter um interesse natural pelos cheiros, um longo período de treinamento para memorizar e conhecer os 2500 ingredientes que podem ser usados na criação.
E também aprender o tempo que dura cada cheiro, estudar acordes e estruturas para entender composição harmonia para ao fim de 6 ou 7 anos ser capaz de transformar em fragrância os perfumes que imagina. Além claro de vocação para fazer dezenas de ensaios de uma mesma formula que pode conter de 15 a 80 ingredientes.
Deve pensar no custo de produção, na estabilidade do perfume no produto que irá perfumar durante o tempo de vida desse produto. Ter interesse por ciência e psicologia para entender para quem a criação se destina: pessoas de diferentes classes sociais, sexos e nacionalidades preferem cheiros diferentes. E ser curioso, criativo e atento.
É uma profissão fascinante mas o trabalho árduo pede dedicação e foco. Cheirar todos os dias e quase o dia todo para apurar a habilidade e descobrir novos acordes.
A criação de um perfume não envolve só o perfumista mas um time de profissionais de olfato apurado, estudiosos do mercado consumidor e cinetistas que criam novas moléculas e matérias primas para enriquecer a sua paleta olfativa, além dos aprendizes que o apoiam e buscam aprender com ele a arte da composição.
Perfumista é uma profissão