a Escola de Perfumaria da Roure, o método Jean Carles e o cheiro de Iris
Um pedacinho da história da perfumaria em uma foto…
de 2016 na cidade de Grasse no sul da França, estou em frente ao antigo prédio da secular Casa de Fragrância da Roure (hoje Givaudan).O perfumista Jean Carles fundou a Escola de Perfumaria em 1946 e foi o primeiro diretor.
Jean Carles desenvolveu um método para os alunos aprenderem a memorizar e a reconhecer as matérias primas usadas na criação. Foi ele quem criou o conceito de “acordes olfativos” e “famílias olfativas”.
Visitei a Escola pela primeira vez em 1995 quando me juntei ao time de criação da GIVAUDAN -ROURE, e o nesse dia o perfume da Iris estava em toda parte. Na usina estavam pulverizando as raizes secas da flor para produzir a pomada de Iris. A produção do Absoluto de Iris é pura artesania são 3 anos para crescer, 3 anos para a raiz secar nesse sono entregar seu perfume
Hoje a Escola de Perfumaria da Givaudan está locada em Argenteuil a 13km de Paris sob a direção da perfumista Calice Becker. O método de Jean Carles continua sendo o guia para os jovens alunos e os conceitos de notas, acordes e famílias difundidos por todo o mundo.
Bravo Jean Carles!