UMA PERFUMISTA

Para se tornar um perfumista…

é preciso ter um interesse natural pelos cheiros, um longo período de treinamento para memorizar e conhecer os 2500 ingredientes que podem ser usados na criação.

E também aprender o tempo que dura cada cheiro, estudar acordes e estruturas para entender  composição harmonia para ao fim de 6 ou 7 anos ser capaz de transformar em fragrância os perfumes que imagina. Além claro de vocação para fazer dezenas  de ensaios de uma mesma formula que pode conter de 15 a 80 ingredientes.

Deve pensar no custo de produção, na estabilidade do perfume no produto que irá perfumar durante o tempo de vida desse produto. Ter interesse por ciência e psicologia  para entender para quem a criação se destina: pessoas de diferentes classes sociais, sexos e nacionalidades preferem cheiros diferentes. E ser curioso, criativo e atento.

É uma profissão fascinante mas o trabalho árduo pede dedicação e foco. Cheirar todos os dias e quase o dia todo para apurar a habilidade e descobrir novos acordes.

A criação de um perfume não envolve só o perfumista mas um time de profissionais  de olfato apurado, estudiosos do mercado consumidor e cinetistas que criam novas moléculas e matérias primas para enriquecer a sua paleta olfativa, além dos aprendizes que o apoiam e buscam aprender com ele a arte da composição.

Perfumista é uma profissão

 

Compartilhe

Artigos

  • 14 de fevereiro de 2022
    sésamo ou gergelim é uma nota olfativa tostada e saborosa! O fruto da Sesamum indicum ou Gergelim, se parece com uma vagem que quando amadurece,   se abre com um estalido:...

    Saiba mais

  • 1 de fevereiro de 2022
    Você sabe mesmo o que é Bergamota e porquê ela é a tal? A Bergamota é uma fruta cítrica originária da Região da CALÁBRIA, onde é chamada de OURO VERDE....

    Saiba mais

  • 26 de janeiro de 2022
    uma nota com cheiro de mar  A primeira vez que fui à praia de Itapuã, na Bahia,  pisei na areia cantarolando o famoso samba canção. Antes que eu visse o...

    Saiba mais

Veja mais artigos

Cadastre seu e-mail na minha lista
Enviarei novidades e informações exclusivas

    Saiba mais