sobre Monica Rossetto
Sou uma compositora de perfumes…
comecei meu aprendizado memorizando parte dos 2500/3000 cheiros que usamos para criar perfumes, trabalhando como assistente de um perfumista na Symrise (Dragoco) enquanto preparava suas formulas, cheirando cada ingrediente antes de pesar.
Em 1982 como perfumista aprendiz comecei a fazer acordes e composições sob a batuta de um mestre Perfumista: Plínio Ramalho. E foi neste mesmo ano que ingressei na Faculdade de Farmácia e Bioquímica. Meu primeiro exercício foi estudar e recriar um acorde jasmim que continha 6 ingredientes sintéticos. Cheirava o acorde, cada uma das notas olfativas (os ingredientes) e formulava, e depois de 3 semanas e 89 ensaios cheguei a algo próximo ao acorde original.
Em 1995 fui convidada a fazer parte do time de criadores da Givaudan como perfumista sênior. Participei de projetos globais trabalhando em diferentes regiões com os times locais e aprendendo sobre as preferências de cada cultura para criar perfumes que os encantassem.
Mudei minha trajetória em 2008, fui estudar artes cênicas e comecei a dar aulas de perfumaria na Faculdade Santa Marcelina e Cinquième Sens/Paralela onde aprendi com meus alunos a ensinar e me tornei Professora.
No início do ano passado vi na rua um cartaz que dizia “compartilhar conhecimento é fomentar revoluções”. E veio o mês de março, a pandemia e tudo o mais que me lembrei do cartaz e decidi – digamos – “responder ao chamado”. E é com muito prazer que venho compartilhar esse conhecimento sobre perfumaria com vocês.
Espero que apreciem, obrigada.