é cheirando que se aprende a cheirar
O treinamento de um perfumista ou de um avaliador, começa apurando o olfato.
Cheirando todos os dias e quase o dia todo. Quanto mais você cheira mais afiado fica o olfato.
Talvez você vá dizer que não tem as matérias- primas e assim não tem como aprender…
Existe hoje muitos bons profissionais que oferecem cursos e treinamentos rápidos disponibilizando estojos com uma algumas matérias-primas selecionadas e perfumes para ilustrar. Os que conheço e recomendo: PARALELA ESCOLA OLFATIVA, RENATA ASHCAR e FABIO NAVARRO.
Eu disponibilizo no meu canal MONICA ROSSETTO PERFUMISTA aulas curtinhas de perfumaria em videos. Compartilho resenhas das matérias-primas (ou notas olfativas) e comento sobre origem e características olfativas, estrutura de perfume e analise de algumas fragrâncias sempre dentro do olhar de uma criadora de perfumes. Descrevo também o cheiro das frutas, ervas e flores frescas para dar nomes aos cheiros.
Outro canal que recomendo fora o meu e que compartilha conhecimento desse universo da perfumaria é o da HELEN AUGUSTO.
Mas o que busco aqui nesse artigo é chamar sua atenção para que repare que tudo cheira ao seu redor, tudo.
A Natureza é a nossa fonte de inspiração: flores, frutas, pessoas, bichos. Cheiros “bons”e “ruins” – coloco em aspas porque para um perfumista esse conceito não existe. Todos os cheiros são interessantes e para treinar o olfato temos de cheirar de tudo.
A nossa percepção de mundo é feita através dos sentidos, através desse corpo que habitamos que nos permite sentir o calor e frio, a maciez de uma pele.
Perceber o claro e o escuro e as sombras, ouvir a nossa musica favorita. Sorver o primeiro gole de café do dia e sentir o cheiro dessa infusão dos grãos tostados e moídos para o cérebro “despertar” e o humor melhorar. Assim como os outros sentidos, o nariz demora um pouco para acordar de manhã cedo e convém estimula-lo.
Por exemplo, no café da manhã perceba também como o leite muda de sabor e cheiro quando é fervido. Adicione um pouco de café e sinta o que muda, depois adicione açucar … No banho perfume que exala do sabonete enquanto lavamos o corpo, o cheiro que ficou na roupa usada e o cheiro da roupa limpa que agora vai vestir.
Você pode criar um diário de cheiros, anote cada impressão que tiver em relação a cada estímulo olfativo. E não tem certo ou errado aqui! Anote também as lembranças que o perfume te desperta.
E volte a cheirar, e compare com outros cheiros. Logo vai perceber cheiros que antes não notava.
Treinando o nariz, você ira cheirar com ZOOOOMMM e perceber que desenvolveu super poderes.
Experimenta e depois me conta?
link para saber sobre notas olfativas e pirâmides e conhecerem o meu canal – sejam bem vindos narizinhos!
https://www.youtube.com/watch?v=82xnJNGVnqM